Planejamento Financeiro
Aquisição do Automóvel - Patrimônio ou Bem de Consumo?
Aquisição do Automóvel - Patrimônio ou Bem de Consumo?
Rogério Nakata* - 21/08/2010
Não é a toa que o brasileiro é apaixonado por carro e a prova disso é que somos o 5º maior mercado automobilístico do mundo e só para ter uma idéia do apetite voraz em adquirir seu primeiro automóvel cerca de 56% da frota nas ruas é financiada. Com a redução das taxas de juros de 37% em 2008 para 25% em 2010 e o aumento do prazo de 36 para 84 parcelas o automóvel tornou-se mais acessível para cerca de 16% da população brasileira segundo o site Infomoney de 14/04/2010. E para antecipar o sonho, sem o devido planejamento financeiro, o CDC (Crédito Direto ao Consumidor) ou o consórcio foram as alternativas utilizadas em aproximadamente 40% dos casos.
O que muitos se esquecem é de que na hora de comprar um carro só o combustível não é o suficiente para fazê-lo se deslocar. É preciso pensar em outras despesas que só são percebidas, em muitos casos, ao adquirir o bem como por exemplo: o Seguro Anual, o Seguro Obrigatório, os impostos como o IPVA, Inspeção Veicular, multas de trânsito, pedágios, estacionamentos avulsos ou mensais, manutenções, sem dizer a depreciação do automóvel e outro item que nunca é levado em consideração que é o Custo de Oportunidade.
A depreciação todos nós já sabemos que é a desvalorização do bem ao longo do tempo, ou seja, ao tirar seu carro da concessionária dificilmente você conseguirá vendê-lo pelo mesmo preço a um terceiro mesmo que isso seja feito no mesmo dia ou poucas horas após sua compra.
No caso do Custo de Oportunidade este seria o custo dado pelo uso alternativo do dinheiro, ou seja, ao invés de deixar o dinheiro aplicado em uma caderneta de poupança, por exemplo, cujos juros são de aproximadamente 0,5% ao mês (0,5% + TR) você optou em comprar o automóvel e deixou de receber juros sobre sua aplicação significando que não receberá ais os dividendos provenientes do dinheiro que trabalhava para você.
Para entender melhor o que significa esses dois itens acima veja os quadros abaixo:
Veículos | Novo | Após 1 ano | Após 2 anos | Após 3 anos |
Chevrolet Celta 1.0 4p | 25.590 | 21.342,0 (-16,6%) | 20.241,70 (-20,9%) | 19.525,17 (-23,7%) |
Volkswagen Gol 1.6 4p | 31.060 | 26.711,6 (-14%) | 24.195,74 (-22,1%) | 21,182,92 ( 31,8%) |
Fiat Pálio Weekend 1.8 | 44.900 | 37.581,3 (-16,3%) | 33.091,30(-26,3%) | 30262,60(-32,6%) |
Ford Focus 2.0 | 63.850 | 50.058,40(-21,6%) | 42.077,15 (-34,1%) | 37479,95 (-41,3%) |
Toyota Corolla Xei 1.8 | 60.791 | 49.301,50(-18,9%) | 43.283,19 (-28,8%) | 40.973,13 (-32,6%) |
Fonte: Bolsa Jornal do Carro
Apesar dos percentuais acima mencionados o consenso por parte dos especialistas é de que o carro sofre uma maior desvalorização no primeiro ano, entre 15% e 30%, e se reduz gradualmente, estabilizando a partir do 4º ano em 10%. No entanto, outros fatores devem ser levados em consideração na hora da venda além da depreciação como a kilometragem, o estado do veículo, se é único dono, se é um carro de passeio ou serviço e até a cor do carro pode influenciar no momento da revenda.
A troca por veículos numa concessionária da própria marca pode ser uma alternativa para não perder mais dinheiro.
Vejamos o gasto médio de um carro, com apenas 1 ano de uso no valor de R$29.000,00:
Despesas | Mensal (R$) | Anual (R$) |
Seguro Anual (5% ao ano) | 120,83 | 1.450 |
IPVA (4% ao ano) | 96,67 | 1.160 |
Estacionamento | 40,00 | 480 |
Manutenção | 125 | 1.500 |
Depreciação Prevista (10% ao ano) | 241,67 | 2.900 |
Custo de oportunidade (6% ao ano) | 145* | 1.740 |
Multas e eventualidades | Podem ou não ocorrerem | Podem ou não ocorrerem |
Total | 769,17 | 9.230,00 |
Portanto, faça seu planejamento financeiro, avalie bem o seu orçamento e veja se essa é a hora de adquirir esse bem de consumo que pode representar uma considerável parcela de sua renda (quase R$800 por mês), ou seja, como costumamos dizer ele acaba sendo uma família que despende cuidados e gastos mensais. Caso more próximo a estações de metrô ou ônibus prefira o transporte público pois, além de economizar você fará exercício ao caminhar e porque não acrescentar transportes alternativos como a bicicleta ou uma carona com um amigo dando sua valorosa contribuição para o seu bolso e para o meio ambiente.
*Rogério Nakata é Planejador Financeiro Pessoal e Familiar, Analista Independente de Necessidades e Soluções Financeiras, Consultor Financeiro e Palestrante de Grandes Organizações.
Atenção
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Planejador Financeiro Rogério Nakata
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