Efeito manada não é exclusividade de crises financeiras!
Planejador Financeiro Rogério Nakata* - 20/12/2010
Típico de momentos de crises financeiras o efeito manada é um movimento econômico comportamental irracional que leva as pessoas a tomarem decisões intempestivas em virtude de movimentos em massa de investidores que fogem de perdas ou buscam grandes retornos em curto prazo fazendo com que vendam suas ações na baixa (perdendo dinheiro) ou comprem na alta (reduzindo a oportunidade de ganho).
Um ponto importante que o Planejamento Financeiro pode nos ajudar a entender esse efeito é que ele não é de exclusividade de crises financeiras, mas, de momentos muito mais comuns em nossas vidas do que imaginamos como, por exemplo, em períodos de grande comoção, como o Fim de Ano, onde as pessoas até se esquecem do verdadeiro espírito do Natal e enfrentam uma maratona de corrida às lojas, além de gigantescos congestionamentos ou esperas intermináveis nos estacionamentos em busca de uma vaga nos shoppings centers para conseguir fazer suas compras.
Muitas já têm tudo que precisam, porém como o efeito manada acaba levando as pessoas também ao consumo compulsivo elas simplesmente saem e compram. Somado a isso, o marketing publicitário gera o desejo de adquirir, mesmo não querendo, precisando ou podendo, mais um bem de consumo e com ele mais um compromisso financeiro, ou seja, o consumidor é estimulado ou quase que obrigado a encher uma sacola com presentes. Tudo isso, nos leva a refletir que é bem provável que muitos dos 30 milhões de brasileiros que passaram para a classe C possam ter num futuro próximo uma série de complicações financeiras, com dívidas que podem superar os 30% de sua renda líquida tornando-se até superendividados pela falta de Educação Financeira ou por desconhecerem o valor do Planejamento Financeiro em suas vidas.
Em épocas como essa além da facilidade das pessoas se endividarem pelo crédito farto e sem burocracia os exageros são também evidentes não só nas compras de presentes, mas no desperdício de comida em virtude desse efeito que as leva não só a gastar mais do que ganham, mas a comer mais do que conseguem.
Para que você não seja levado por esse movimento antes de sair comprando tudo pela frente pare, pense e racionalize sobre suas prioridades, sonhos e antecipe importantes possíveis situações que podem ocorrer ao longo de sua vida financeira como perda da renda atual, necessidade de complemento da aposentadoria, educação para os filhos ou até o aumento de sua Qualidade de Vida levando um padrão mais simples e menos estressante, pois muitos não percebem, mas acabam escravas do próprio estilo de vida que construíram.
*Rogério Nakata é Planejador Financeiro Pessoal e Familiar, Analista Independente de Necessidades e Soluções Financeiras, Consultor Financeiro e Palestrante de Grandes Organizações.
Atenção Para divulgar este artigo mencione a autoria da seguinte forma: Rogério Nakata Planejador Financeiro Pessoal e Familiar www.economiacomportamental.com.br/artigos_financeiros.asp |
---|
Descubra como a Equipe da empresa Economia Comportamental pode contribuir com você com os serviços de planejamento pessoal e familiar e com sua empresa com as palestras e cursos sobre Educação Financeira.
|
|
|
Newsletter Ganhe o e-book "A Importância do Planejamento Financeiro" cadastrando-se gratuitamente no EC News e receba periodicamente os Artigos Financeiros do Planejador Financeiro Rogério Nakata saiba mais => |